Luís Toscano
Direção Artística da Cappella Musical Cupertino de Miranda
Tenor
Após ter iniciado a sua actividade como coralista no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, obtendo, em simultâneo, a Licenciatura em Economia na Universidade de Coimbra. Concluiu, em 2009, o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro.
Especializando-se na música vocal, tanto a solo como em conjunto, dos períodos Renascentista e Barroco, fundou, com Tiago Matias, o grupo La Farsa (com enfoque no repertório para voz e instrumentos de corda pulsada) e foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia num projecto de investigação, edição e interpretação de música portuguesa dos séculos XVI e XVII.
É director artístico e membro da Cappella Musical Cupertino de Miranda. É também membro do Grupo de Fado Aeminium, da Capela Gregoriana Psalterium, do Coro Casa da Música e do Ars Nova Copenhagen. Colabora regularmente com outros reputados grupos europeus – Vocal Ensemble, Ludovice Ensemble, Mercurius Company, Contrapunctus, The Brabant Ensemble, Musica Ficta e Theatre of Voices.