Gabriela Braga Simões
Altus
Natural de Braga, ingressou aos 6 anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga), que concluiu em 2009, tendo recebido um Prémio de Mérito.
Estreou-se em ópera em 2006, no papel de Segunda Bruxa em Dido e Aeneas, de Henry Purcell. Posteriormente interpretou Anna da ópera Sete Pecados Mortais, de Kurt Weill, e também a Terceira Dama da ópera A Flauta Mágica, de Mozart.
No domínio dos musicais, participou em 2005 em The Music Man no papel de Mrs Paroo e em 2007 no musical Soap Opera. Interpretou ainda, em 2008, o papel de Desirée Armfeldt, em A Little Night Music, de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.
Apresenta-se regularmente em recitais e concertos de oratória, tendo interpretado, como solista, a Missa Brevis em Ré menor, de Mozart, Missa Solemnis em Dó menor, de J. Ernst Ebelin, Dixit Dominus, de Handel e Missa Solemnis, de Marcos Mendes (em estreia absoluta).
É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde foi aluna dos Professores José Oliveira Lopes, Job Tomé e António Salgado. Fez cursos de aperfeiçoamento vocal com António Salgado e Elisabete Matos.
É membro da Cappella Musical Cupertino de Miranda, da Associação Musical Sinfonieta de Braga e do Coro Casa da Música onde interpretou, sob a direcção do Maestro Paul Hillier, obras como A Little Match Girl Passion, de David Lang.