Joana Pereira
Cantus
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Santo Tirso no Curso Complementar de Piano, na Classe da Professora Paula Macedo e Maria do Céu Camposinhos e de Canto na classe da Professora Ana Paula Matos e Janete Ruiz.
Apresentou-se, como solista, na Missa em Ré Maior op.86 de Dvorak, Missa brevis Sol Maior K.49 e Exsultate, Jubilate de Mozart, Missa Brevis em Dó Maior de Gounod, Stabat Mater e Magnificat de Rodrigues Esteves, Magnificat de Bach, Glória de Vivaldi, Dixit Dominus de Händel e Requiem à memória de Camões de D. Bomtempo. Trabalhou com os maestros Roberto Perez, Ernst Schell, Ferreira dos Santos, Manuel Ivo Cruz, Virgílio Caseiro, Artur Pinho, Mário Mateus, Hendrik Vanden Abeele, Jonathan Ayerst, Laurence Cummings, James Wood, Simon Carrington, Paul Hillier, Kaspars Putnins, Christoph König e Baldur Brönnimann e com a Orquestra Clássica do Centro, Orquestra ESPROARTE, Filarmonia de Gaia, Orquestra Barroca Casa da Música e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e em Canto Teatral pelo Conservatório Superior da Fundação Regional do Conservatório de Gaia, sob a orientação da Professora Fernanda Correia. Trabalhou, entre outros, com Enza Ferrari, Palmira Troufa e Jill Feldman.
Em 2011 foi solista com o Coro Casa da Música e a Orquestra Barroca Casa da Música no London Handel Festival e participou no Zomerfestival “Laus Poliphoniae” na Bélgica (Antuérpia).
Colabora regularmente com o Serviço Educativo da Casa da Música, tendo integrado os projetos “O que é a Música Antiga” (2012), “Viva Vivaldi” (2013) e “O Príncipe Des’Orientado” (2014).
É, desde a sua fundação, membro da Cappella Musical Cupertino de Miranda e do Coro Casa da Música.