top of page

Maurizio Croci

Organista

 

Maurizio Croci nasceu em Varese (Itália).

Diplomado em órgão e cravo pelos conservatórios de música de Milão e Trento (Itália), frequentou também quatro anos de estudos avançados de órgão e cravo com Jean-Claude Zehnder e Andrea Marcon na Schola Cantorum de Basileia (Suíça). Diplomou-se ainda em Musicologia, com distinção, na Universidade de Friburgo (Suíça), sob orientação do Prof. Luigi Ferdinando Tagliavini.

Galardoado no concurso internacional Paul Hofhaimer em Innsbruck (1998), Maurizio Croci apresentou-se em concerto pela Europa, Rússia e Japão. Interpretou a obra integral para órgão de J. S. Bach em Berna, assinalando o 250º aniversário do falecimento do compositor.

Vários dos seus foram transmitidos pela rádio e televisão (RAI, SDR, RNE, RSI, RSR) e gravou vários CD dedicados a G. Frescobaldi, J. S. Bach, G. F. Kauffmann, G. F. Haendel, D. Scarlatti, A. Soler (Concertos para dois órgãos, com Pieter van Dijk) e à música para órgão do Sul da Alemanha (Tactus, Stradivarius, Brilliant). Entre as suas mais recentes gravações, encontram-se uma monografia dedicada a Andrea Gabrieli para a RSI Rete Due e obras para dois órgãos para a Radio Nacional de Espanha (gravação ao vivo com P. van Dijk).

Em 2012, apresentou em Milão o recém-composto concerto para dois cravos e orquestra I tempi di Dafne de Carlo Galante com Maurizio Salerno e a orquestra Pomeriggi Musicali e realizou a sua segunda digressão no Japão.

A gravação de estreia com o seu ensemble Il Pegaso, com primeiras execuções modernas de composições de Monteverdi e Frescobaldi recém-descobertas, foi aclamada pela crítica internacional e conquistou prémios de prestígio (5 Diapason, 4 Classica, nomeação para o International Classical Music Award).

Maurizio Croci orienta regularmente Masterclasses de música antiga para instrumentos de tecla (Conservatório de São Petersburgo, Organ Festival Holland, Escola Superior de Música de Lisboa, Yugakan Ishinomaki, Tokyo, Accademia Italiana di musica per Organo in Pistoia, etc.) e integra o júri de concursos internacionais de órgão (Alkmaar, Toulouse, Landsberg, Borca di Cadore, Premio delle Arti del Ministero Italiano dell'Università e della Ricerca).

Actualmente, é Professor de Órgão na HEMU (Haute Ecole de Musique Vaud-Valais-Fribourg) e no Conservatório de Friburgo (Suíça), Professor de Cravo e Director do Departamento de Música Antiga na Milano Civica Scuola di Musica, organista na Basílica da Santíssima Trindade em Berna e no College St-Michel em Friburgo.

Maurizio Croci é o director artístico da Academie d'Orgue de Fribourg e integra a comissão de directores artístico do ECHO (European Cities of Historical Organs, www.echo-organs.org).

 

© 2015 por Fundação Cupertino de Miranda. Vila Nova de Famalicão                                                                               Apoio:  

  • Facebook Square
bottom of page