Pedro Marques
Tenor
Nascido em Alcobaça em 1970, foi aí que iniciou em 1986 os estudos musicais na Banda de Alcobaça, instituição que viria a dirigir musicalmente de 1995 a 2002.
Possuidor do diploma do curso de Oboé pela Escola de Música do Conservatório Nacional, de 1988 a 1994 foi seleccionado por várias vezes como oboísta para os estágios da Orquestra Portuguesa da Juventude.
Frequentou o curso de Licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, bem como cursos livres de Direcção de Orquestra e de Música Antiga. Paralelamente, leccionou nas Escolas de Música dos Pousos (Leiria), Santarém, Alcobaça e Caldas da Rainha, tendo sido Director Pedagógico desta última entre 1999 e 2001.
De 1992 a 2005, foi membro do Coro de Câmara de Lisboa, com o qual gravou vários CD, sobretudo de Música Portuguesa, incluindo algumas estreias absolutas. Como coralista, participou ainda, neste período, com o Coro Gulbenkian, no Ciclo Grandes Orquestras Mundiais.
Desde a sua mudança profissional para a Cidade do Porto, onde trabalha como responsável pelo Arquivo Musical da Fundação Casa da Música desde 2006, passou também a integrar vários agrupamentos vocais nesta cidade: Coral de Letras da Universidade do Porto, Ensemble Clepsidra, Capella Duriensis e, desde a sua estreia, do Coro Casa da Música, sob a direcção de Paul Hillier.
Na sequência dos seus estudos em Musicologia, tem-se dedicado também à edição musical de partituras, e actualmente colabora com a editora Dinamarquesa de música vocal TOVE (Theatre of Voices Editions).
É membro da Cappella Musical Cupertino de Miranda desde Setembro de 2011.